terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Benfica vence Sporting

O Benfica venceu o Sporting em Alvalade por duas bolas a zero. O Benfica vinha moralizado, o Sporting num mau momento em termos de jogos sem ganhar, mas a pensar que estava melhor, pois vinha de um empate na Liga Europa a meio da semana com o Rangers. Para o Benfica só a vitória interessava, pois um empate ou uma derrota acabava com a luta pelo campeonato (todos sabemos que a luta pelo campeonato acabou em Setembro... mas os benfiquistas querem continuar a acreditar...e com alguma razão, pois o futebol praticado pelo Benfica é muito bom e totalmente esclarecedor de quem é a melhor equipa da liga...mas as ajudas externas tornaram a liga diferente...), o Sporting não queria perder pois isso significava a aproximação do Guimarães que está a ficar demasiado perigosa e o Braga está uns passinhos atrás, portanto o Sporting não se podia nem se pode distrair.
As equipas surgiram com algumas novidades, umas mais do que outras. No Sporting surgiu Torsiglieri no lugar de Carriço, este nem no banco ficou e ainda não se sabe o motivo. O Carriço não estava castigado nem lesionado...terá sido mais um problema disciplinar...ou terá sido apenas uma lesão de última hora??? No Benfica jogou o onze base à excepção de Aimar, no seu lugar jogou Carlos Martins, mas isso já seria previsível, pois o Aimar tinha jogado os dois ultimos jogos a titular e o Carlos Martins também é um jogador de muita qualidade (o Benfica dá-se ao luxo de ter normalmente um titular da selecção nacional no banco de suplentes...).
Quanto ao jogo. O Benfica entrou melhor, criando logo perigo no terceiro minuto por Sálvio. Depois o jogo tornou-se equilibrado e muito aberto de ambos os lados, havendo perigo dos dois lados. No entanto na sequência de uma ma reposição de bola do Patrício o Benfica ganha a bola no meio campo lança o contra ataque, Gaitan cruza para Cardozo, mas Pedro Mendes corta, mas a bola vai para Sálvio, que sozinho não teve dificuldades em inaugurar o marcador aos 15 minutos. O jogo vai ficando mais equilibrado, com o Benfica a controlar. No entanto aos 40 minutos Matias Fernandez coloca a bola no fundo da baliza de Roberto, no entanto o golo é anulado por fora de jogo de Postiga, que na realidade estava adiantado. Quando Matias marcou já o jogo estava interrompido. Ao minuto 40 começa a desenhar-se o caso do jogo, num lance vulgar de futebol Sidnei faz falta sobre Postiga junto à linha lateral ainda muito afastado da baliza, o árbitro que andou sempre com o cartão na ponta dos dedos mostrou-lhe logo o amarelo, no entanto foi um amarelo injustificado. Passados 4 minutos nova falta de Sidnei, mas em que a bola continua em jogadores do Sporting, embora junto à lateral, o lance acaba por não dar em nada, mas quando o jogo parou o árbitro mostrou o segundo amarelo ao Sidnei. Ponto 1 o Sidnei fez a sua segunda falta no jogo, sendo que a primeira teve um cartão amarelo forçado, a segunda é falta, mas o lance não apresentava qualquer perigo; ponto 2 se o lance é para expulsão do jogador este tem de ser expulso imediatamente... caso contrário ele poderia depois de ter feito hipoteticamente algo para ser expulso ter evitado um golo do Sporting...é certo que não evitou, mas ajudou a evitar, uma vez que foi mais um a defender; Ponto 3 o árbitro só se deve ter apercebido que foi o Sidnei a fazer a falta depois e então lembrou-se...este é um dos que já tem amarelo...resultado...expulsão do Sidnei. Convém lembrar que este é um árbitro  (Artur Soares Dias) da Associação de futebol do Porto. Acho verdadeiramente lamentável que num jogo entre os dois "grandes" de Lisboa seja apitado por um árbitro que todos sabemos que está conotado pelo sistema dos factores externos...
O Benfica ficou reduzido a 10 jogadores quando ainda faltava jogar mais uma parte do jogo. No inicio da segunda parte entrou Jardel e saiu Saviola. O Benfica como estava a ganhar e com menos um jogador tornou-se mais defensivo. Nesta segunda parte o Sporting foi mais dominador, mas foi um domínio consentido, pois o Benfica apenas deixava o Sporting andar com a bola, e pouco perigo criava. Aos 53 minutos num choque de cabeças entre Cristiano e Jardel, o último fica mais mal tratado, mas foi ele que fez falta à entrada da área, no entanto o árbitro deu a lei da vantagem e o Sporting criou a sua única verdadeira oportunidade de golo com Roberto a fazer uma grande defesa a remate de Matias. Neste lance Jardel ficou lesionado e esteve 5 minutos a ser assistido, esteve para ser substituído por Airton, mas acabou por recuperar. O que é certo é que o Benfica esteve 5 minutos a jogar com menos 2 jogadores que o Sporting...
Quem não marca...sofre. E foi isso que aconteceu. O Benfica fez o segundo ao minuto 63 com um golo de Gaitán, que remata dentro da área, a bola bate em Polga e engana Patricio. Se o Benfica já estava relativamente confortável com o 1 a zero, a partir deste momento ficou ainda mais confortável. O Benfica sentiu que a partir deste momento o jogo estava praticamente ganho e foi isso que aconteceu. O Benfica continuou a controlar o jogo e permitiu que o Sporting andasse com a bola. O Benfica soube controlar o tempo e venceu justamente o jogo, apesar de ter jogado toda a segunda parte com menos 1 jogador.
Depois da derrota no dragão o Benfica já leva 10 vitórias consecutivas para a liga. Para todas as competições já vão 15 vitórias seguidas. 
Na quinta o Benfica defronta o Estugarda na Alemanha e não terá tarefa nada fácil, uma vez que leva de Lisboa uma magra vantagem de 1 golo. O Benfica sabe que tem de marcar pelo menos 1 golo na Alemanha para seguir em frente. Vai ser difícil, porque é um jogo fora de casa e o Estugarda teve mais 1 dia de descanso, no entanto o Benfica tem melhor equipa e tem obrigação de passar esta eliminatória.
O Sporting recebe o Rangers na quinta, apesar de ter empatado a 1 na Escócia o Sporting não se pode distrair, pois é muito curta a vantagem, portanto tem de se aplicar e bem neste jogo, em que é favorito, mas os recentes resultados deixam sempre algumas dúvidas aos apreciadores de futebol...
Vão ser belos jogos na quinta e espera-se a passagem das 4 equipas portuguesas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário