quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Porto empata em Guimarães

E à sétima jornada o Porto empatou com o vitória de Guimarães. Sobre este jogo devo referir que apenas vi a primeira parte, os comentários que proferir sobre a segunda parte serão feitos com base no que vi e ouvi nos órgãos de comunicação social.
O Porto perdeu os primeiros pontos na casa de uma equipa que neste momento está em segundo lugar em igualdade pontual com o Benfica e Olhanense. Foi um empate a uma bola com o Porto a marcar na primeira parte e o Guimarães a igualar na segunda. Na primeira parte o jogo foi bastante disputado com oportunidades claras para as duas equipas, para além do golo de Hulk. Hulk marcou o seu sexto golo esta época, este jogador tem marcado muitos golos esta época, do lado oposto encontra-se Falcao que tem marcado muito poucos golos na presente temporada, apenas dois na liga. Para beneficio de um prejuízo de outro. Mas antes do golo do Porto o Guimarães teve uma oportunidade de ouro, numa rápida jogada de contra-ataque Toscano tinha tudo para fazer o golo, pois era simplesmente necessário rematar para a baliza, pois o guarda-redes já estava fora do lance. Incrivelmente, sem oposição, ele conseguiu rematar...ao lado. Depois houve o golo do Porto e nos últimos instantes da primeira parte uma clamorosa oportunidade do João Moutinho, que completamente isolado conseguiu... falhar. Foi um remate rasteiro bem colocado, no entanto o Nilsson ainda toca ligeiramente na bola, o que daria canto, mas o árbitro marcou pontapé de baliza. Na segunda parte acontece o caso do jogo, pois aos 55 minutos o Fucile, que já tinha amarelo, agarrou de forma demasiado evidente o Edgar dentro da área e o árbitro, Carlos Xistra, para espanto de todos, marcou... falta atacante. Há coisas que são inacreditáveis e esta foi apenas mais uma delas nesta liga. Aqui a situação era bastante simples o árbitro marcava penalti e expulsava o Fucile ou então invertia o que aconteceu na jogada. O árbitro escolheu a segunda opção e todos nós sabemos o porquê. O que é certo é que se não fossem as interferências dos factores externos seria penalti e o Porto jogaria 35 minutos com menos uma unidade. Provavelmente o resultado seria totalmente diferente do que acabou por ser o resultado final. Ninguém pode dizer que esta ou aquela equipa iria ganhar o jogo, mas o que é certo é que a probabilidade do Guimarães ganhar o jogo aumentaria bastante...Todos sabemos que este ano existe um regulamento oficial ou oficioso que impede que se assinalem penalidades contra o Porto, mas em nome da verdade desportiva urge alterar rapidamente esse regulamento.
Passados sete minutos do lance do penalti não assinalado o Guimarães chegou ao empate por Fauzi, na sequência de um lance ganho a... Fucile. Aos oitenta minutos o... Fucile teve mais uma entrada dura sobre um adversário e não sei como, para surpresa de todos, o árbitro expulsou-o. Quem diria que um árbitro teria a ousadia de expulsar um jogador do Porto??? Mas com os antecedentes do Fucile neste jogo seria difícil não o fazer, era preciso ter muita cara de pau... Na sequência deste lance o treinador do Porto foi expulso por contestar a decisão do árbitro. Como se pode contestar uma decisão desta, quando foi o árbitro que permitiu que ele ficasse mais vinte e cinco minutos em campo do que aquilo que deveria ter ficado??? Já perto do minuto noventa o Porto pode queixar-se de um fora-de-jogo mal assinalado a Falcao, mas também é certo que ele isolado permitiu a defesa do Nilsson. Entretanto, mesmo a terminar o Guimarães teve um cabeceamento que ia com selo de golo, mas o Helton conseguiu defender, fazendo a defesa da noite.
Mas o mais incrível ainda estava para vir, pois o treinador do Porto, o Villas Boas, na entrevista rápida disse que tinha sido fortemente prejudicado pela equipa de arbitragem (??!!!?) que exigia que o Vítor Pereira viesse falar imediatamente dos erros deste jogo, que queria um tratamento igual ao que o Benfica teve por parte do Vítor Pereira. Este senhor disparou em todas as direcções, chegando mesmo a dizer algo ainda mais caricato como o seguinte teve relativamente à deslocação do Benfica a Guimarães. O jovem técnico, que foi expulso, não poupou nas críticas ao árbitro Carlos Xistra."Há um penalti claro, que teria dado o 2-0, e que deixaram passar" e disse mais disse que o tal penalti tinha ocorrido "aos setenta e três minutos e quarenta e cinco segundos" e ainda disse que a TVI passou apenas uma repetição do lance. Tal como já tinha referido não vi a segunda parte deste jogo e então só tomei conhecimento das incidências da segunda parte na manhã do dia seguinte na TVI. A tal estação de televisão que o treinador do Porto estava a acusar de sonegar imagens, afirmando a pés juntos que tinha existido um penalti claríssimo e que tinha sido fortemente prejudicado pelo árbitro. Vi então o resumo da TVI e verifiquei que esse senhor Villas Boas sabe mentir descaradamente, pois não existe qualquer lance para penalti a favor do Porto nem nesse minuto nem noutro qualquer. A TVI mostrou quatro ou cinco repetições do lance e não se vê mesmo nenhuma falta. Esse senhor deveria ter um espelho em casa e ver-se ao espelho antes de dizer barbaridades deste tipo... Como é possível contestar também a expulsão do Fucile que foi super correcta, só pecou por  ter um atraso de vinte e cinco minutos. Mas além deste senhor, o outro senhor com muita importância em submundos, veio também dizer que tinha sido uma arbitragem desastrosa e que era impensável uma coisa destas.
Mas ainda há mais, na noite de terça para quarta o senhor Villas Boas apresentou um comunicado no site do Porto a dizer que afinal estava enganado em relação ao penalti a favor do Porto, pois este não tinha existido, mas voltou a reafirmar que tinha sido fortemente prejudicado. Sobre o lance da expulsão não disse nada e nada referiu sobre o penalti claro cometido pelo Fucile aos cinquenta e cinco minutos. Das duas umas ou este senhor tem falta de memória ou uma memória bastante selectiva. O Guimarães também fez algo muito bem conseguido no seu site sobre este assunto: colocou um print secreen do lance da penalidade a seu favor em que se vê com total clareza o Fucile a puxar fortemente a camisola do jogador vitoriano. O Guimarães apresenta apenas esta imagem sobre o assunto sem mais nenhum comentário. É caso para dizer que uma imagem vale mais que mil palavras. O autor desta ideia merece os meus parabéns.
É incrível o alvoroço criado pelos responsáveis portistas, que empataram, mas foram beneficiados. Eu não quero imaginar como será a reacção desta gente quando um dia  forem prejudicados e perderem...

3 comentários:

  1. Só chamas penalti claro quando 2 jogadores se agarram mutuamente porque estas habituado aos mergulhos pa piscina dos jogadores do teu clube.... Quanto ao AVB só mostrou o grande homem que é quando admite ter errado (não é para todos). Quanto ao resto, não faças rir.
    Voces sao prejudicados em Guimaraes e só faltava ir fazer queixa ao vaticano. Em contrapartida, foram beneficiados e bem na champions e na supertaça e ficaram caladinhos como uns ratos....Fiquem bem

    ResponderExcluir
  2. o mapinto deve andar a ver malou nao querer ver, deve primeiro ver a fotografia que esta no site do guimaraes e depois dizer qualquer coisa coerente!!!

    ResponderExcluir
  3. Sr. Mapinto, mas valia ter ido ao WC nesses 2 minutos que demorou a escrever esse comentario! Sem logica nenhuma, mas quando nao se aceita o que as imagens documentam, nao ha muito a fazer!! Aprenda sff a ver futebol... se o Sr. AVB foi Homem em dizer que errou, nao o foi a ficar calado sobre o outro lance do Fucile!! Como o Sr. diz, quando sao beneficiados ficam caladinhos como uns ratos!! Pau de 2 bicos amigo! Quem tem telhados de vidro...

    ResponderExcluir